domingo, 18 de outubro de 2009

A informática na educação

O uso do computador apenas como meio de transmitir a informação ao aluno, apenas serve para manter a prática pedagógica nas características tradicionais informatizando os processos de ensino já existentes. A informática na educação é enfatizada pelo ato do professor em mesclar atividades tradicionais de ensino aprendizagem e atividades que usam o computador, assim tendo conhecimentos sobre os seus potenciais de aplicação.

A informática no Brasil começou com estudos em universidades no principio da década de 70, e esteve ligada as teorias de desenvolvimento humano e de ensino da época. Em 1997 foi criada no Brasil o Programa Nacional de Informática na educação - ProInfo, vinculado à Secretária de Educação a Distância.

A informática na educação deve tratar o aluno como agente de construção e desconstrução do conhecimento, oferecendo múltiplos caminhos e ferramentas para o mesmo, os ambientes de aprendizagem também deve favorecer a esse tipo de ensino.

Referências:

COSCARELLI, Carla Viana. O uso da Informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Revista Presença Pedagógica, v. 4, n. 20, p. 37-45, mar/abr, 1998.

GUIMARÃES, Â. de M e DIAS, R. 2002. Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula. In: C. V. COSCARELLI (org.), Novas tecnologias, novos textos, nova forma de pensar. Belo Horizonte, Autêntica, p. 23-42.

VALENTE, J. A. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância, 1999.

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