terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia

Muito tem se discutido sobre o uso das tecnologias na escola como instrumento pedagógico, entre eles se destaca o uso da informática. Mas, apesar de todas as discussões e pesquisas envolvendo o assunto hoje, o uso da tecnologia dentro da sala de aula e nos espaços escolares ainda não se valorizou adequadamente.

Talvez um dos motivos, seja que, as práticas educativas ainda estão “carregadas”, ou melhor, influenciadas pelos paradigmas da escola tradicional. Não permitindo essa flexibilidade, e autonomia propostas pela inserção das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, o tornando mais eficiente e participativo.

É preciso repensar esse processo, analisar as vantagens e desvantagens da não inserção das tecnologias na escola. Concordamos que a escola, como uma organização sócio-cultural, responsável pela difusão da cultura e do saber de uma sociedade, deva atender as solicitações e anseios dela. E os desenvolvimentos tecnológicos vêem para atender a demanda dessa sociedade, por isso é preciso reconhecê-los e apresentá-los as futuras gerações.

Referência
MASETTO, M. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J.M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas: Papirus, 2000.

Um comentário:

  1. ok. ótima reflexão.
    Mas te pergunto, como mudar isso?
    talvez o caminho não seja a formação de educadores, no sentido do ensino da medicação das NTIC´s???

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